COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Apresentação

A educação de crianças em idade pré-escolar, na Escola de Aplicação da UFPA, como primeira etapa da Educação Básica, se propõe à ação de complementaridade à educação da família.  Parte-se do pressuposto de que a aprendizagem e o desenvolvimento da criança no contexto escolar vinculam-se às funções política e pedagógica assumidas pela instituição, a qual como promotora de relações educativo-pedagógicas busca articular as experiências e os saberes da criança com os conhecimentos acumulados socialmente pela humanidade, garantindo a participação, o diálogo e a escuta das famílias nas suas ações política e pedagógica.

Desse modo, a proposta pedagógica da educação infantil da Escola de Aplicação se pauta na valorização da cultura infantil e na integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, lingüística, ética, estética e sociocultural das crianças. Neste sentido, desenvolve-se uma metodologia centrada no trabalho cooperativo entre professores, crianças e familiares, estruturadas por meio de projetos pedagógicos que são elaborados a partir de temáticas que surgem das necessidades inerentes aos aspectos de desenvolvimento da criança, do seu conhecimento prévio e das situações vivenciadas por esta no  contexto sócio-cultural.

Rotina Diária

A rotina diária na educação infantil está estruturada em uma seqüência de atividades que são realizadas na sala base, salas ambientes e na área externa.

A sala base é o espaço de referência para as crianças; lugar em que elas são recebidas todas as manhãs, guardam seus pertences, lancham e realizam atividades das diferentes linguagens.  É a sala em que a criança permanece a maior parte do tempo. Para cada sala base há uma professora responsável.

São denominadas salas ambientes os espaços estruturados e mobiliados para atividades específicas.

Atualmente, há duas salas ambientes que atendem às crianças da educação infantil: brinquedoteca e sala de música.

Na área externa, ocorrem as atividades no parque, as brincadeiras com areia, água, banho de chuveiro e as atividades de educação física.

Organização das Turmas

No ano de 2011, foram matriculadas 83 crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos , as quais estão distribuídas em 5 turmas dos quais 29 são alunos do Pré I e 54 são Pré II.:

  •  Pré I – crianças de 4 anos a 4 anos e 11 meses
  • Pré II - crianças de 5 anos a 5 anos e 11 mese

Corpo Docente

O corpo docente desse nível de ensino está constituído por 02 professores efetivos e 3 professores substitutos, com títulos de graduados, especialistas e mestres.

Avaliação na Educação Infantil

A avaliação na educação infantil, conforme estabelece a Lei n0 9.394/96, tem a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho pedagógico. Sendo assim, a avaliação é parte integrante do trabalho pedagógico com a criança, consistindo em acompanhamento e registro sobre o seu desenvolvimento, sem objetivo de seleção, promoção, classificação ou retenção. A observação e o registro do desenvolvimento da criança em seus aspectos afetivo, social, cognitivo são os principais instrumentos de avaliação na educação infantil.

Corpo Administrativo

Profª. Esp. Tânia Maria Gomes Soares – Coordenadora de Ensino
 Profª. M. Sc. Maria do Socorro Freitas - Vice-Coordenadora de Ensino
Profª. Esp. Maria Helena Cordeiro de Souza - Assessora

Horário de Funcionamento

O horário de funcionamento da educação infantil é no turno da manhã, das 7h 30min às 11h 45min.

Contatos

Telefone: (091) 3201-6935
E-mail: ea_cedi@ufpa.br

 

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